goddess amadahy breaks her stripper lance hart pegging ballbusting scissor. click here to investigate youjizz

Como gerenciar a diversidade nas empresas?

http://anybunnytv.com/

Como gerenciar a diversidade nas empresas?

Como gerenciar a diversidade nas empresas?

 

O Brasil, desde sua formação, é um território diverso por natureza. E essa questão está cada vez mais em foco nas organizações do país. Isso porque a diversidade nas empresas não é somente uma realidade atual, mas uma necessidade do negócio.

Neste artigo, descubra mais sobre o que é, os benefícios e como gerenciar a diversidade nas empresas. Acompanhe a seguir.

O que é a diversidade nas empresas?

Bastante em voga no momento, o conceito refere-se às diferenças individuais entre as pessoas em um ambiente organizacional. Assim, a diversidade nas empresas pode ser vista como o conjunto de diferenças de seus colaboradores que apresentam identidades grupais diferentes dentro de um mesmo sistema social.

De forma prática, essa diversidade é formada por diferentes raças, gêneros, orientações sexuais, credos, faixas etárias, experiências e até mesmo personalidades.

Os benefícios de ter uma equipe diversificada

Contar com uma equipe diversificada, que acrescente atributos, saberes e valores para sua empresa pode gerar diversas vantagens competitivas para o negócio. Entre elas, estão:

  1. De acordo com um estudo da Organização McKinsey & Company, organizações com diversidade étnica e racial apresentam 35% mais chances de terem rendimentos acima da média do seu setor de atuação. 
  2. A possibilidade de gerar um clima de trabalho capaz de estimular o desenvolvimento pessoal dos funcionários, o que contribui com sua satisfação, maior engajamento e produtividade.
  3. A diversidade tende a suscitar o surgimento de mais soluções originais, criativas e inovadoras para as empresas.
  4. O convívio com as diferenças deve fazer com que gestores e funcionários desenvolvam uma atitude mais empática, o que gera um ambiente de trabalho mais colaborativo e um atendimento a fornecedores e clientes mais qualificado.
  5. Uma pesquisa da Harvard Business Review demonstrou que nas organizações nas quais o ambiente de diversidade é reconhecido, os colaboradores estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.

Como administrar essa pluralidade?

Para que tais benefícios sejam identificados nas empresas, além de recrutar talentos diversos, é preciso saber administrá-los. Entre os caminhos para isso estão:

  • 1. Engajar as lideranças é fundamental

Assim como outras mudanças importantes, para administrar adequadamente a diversidade nas empresas é preciso o apoio e a contribuição de seus gestores. O comportamento deles é modelo para as equipes. Portanto, os líderes devem ser sensibilizados sobre como gerenciar as diferenças de seu time e de como inspirar os colaboradores a integrarem-se bem a colegas com perfis diferentes.

  • 2. Adequar os processos de recrutamento e seleção

Processos mais tradicionais de recrutamento podem não dar conta de propiciar o ambiente e os instrumentos mais adequados para receber talentos diversificados. Por exemplo, se um profissional surdo fizer parte da seleção, é fundamental ter o apoio de um intérprete de Libras ao longo do processo.

  • 3. Valorizar a pluralidade, mas sem esquecer da unidade

A união de diferentes perfis agrega diferentes contribuições para a sua empresa. Mas para que elas possam ser efetivadas, é preciso que sejam direcionadas para os mesmos objetivos. Por isso, é importante criar um senso de time, uma identidade corporativa que abranja seus diferentes perfis e que possa alinhá-los para a missão, a visão e os valores da organização.

  • 4. Não dar espaço para discriminações

Para que os colaboradores sintam-se à vontade no ambiente laboral e possam contribuir com as metas da empresa, realizando adequadamente seu trabalho, é preciso que eles não sintam medo de sofrer discriminações – seja por parte da gestão ou mesmo de seus pares. Assim, a diferença não deve ser motivo para preconceitos, mas para somar forças em sua organização.

E na sua empresa, como é feita a administração da diversidade? Você tem alguma outra dica ou um exemplo prático para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários.

Deixe uma resposta

malayalam