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Expressando bem suas ideias no ambiente de trabalho.

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Expressando bem suas ideias no ambiente de trabalho.

Expressar bem suas ideias é primordial para viver melhor. Afinal, sem a comunicação funcionando de forma efetiva, somos como eremitas que vagam pelo deserto. E bem sabemos que sozinhos não alcançamos nada. No trabalho, esse fator é ainda mais importante, pois o coletivo precisa trabalhar junto para alcançar os objetivos e as metas das organizações.

Assim, expressar bem suas ideias é crucial. Por esse motivo, vamos, no post de hoje, dar algumas dicas de como expressar bem suas ideias no ambiente de trabalho. Confira!

 

  • Ações são tão importantes quanto palavras

 

Você não se expressa apenas verbalmente. Saiba que o corpo fala, assim como suas ações e seus exemplos de comportamento.

Saiba, portanto, a hora de falar e a hora de fazer. Muitas vezes, a equipe fica mais motivada ao ver você agindo em prol de todos. Portanto, trabalhar bem é uma das melhores formas de expressar a ideia de que você, como gestor, quer que todos trabalhem de determinado modo. Essa é uma das principais características de um bom chefe e de um bom comunicador.

 

  • Seja claro e tenha calma ao se comunicar com a equipe

 

Quando queremos expressar uma ideia sem perder tempo, podemos acabar passando a mensagem errada ou pela metade, dificultando ou impossibilitando o seu entendimento e, portanto, o cumprimento da tarefa.

Portanto, saiba a hora de diminuir a velocidade e dar aos seus ouvintes mais informações sobre o que você está querendo transmitir. É provável que você obtenha mais da empatia do seu interlocutor se você expressar mais calmamente o que está vendo, ouvindo, sentindo e interpretando.

Expressar-se com cuidado pode parecer muito lento perto de seu estilo de comunicação usual rápido e prático. Mas se você falar com calma e utilizando tempo para escolher suas palavras, vai poupar o tempo que perderia para explicar os mal-entendidos que acontecem todos os dias na rotina de uma empresa. Dessa forma, você vai se expressar mais plenamente e, no cálculo final, poupará tempo e ganhará em efetividade.

 

  • Saiba ouvir

 

Um estudo demonstrou que passamos quase 50% de nosso período comunicativo ouvindo pessoas e, se não fazemos isso bem, imagine quanto tempo e quantas oportunidades estarão sendo perdidas! Saber ouvir ajuda você a desenvolver a empatia e a saber expressar bem suas ideias, entendendo seu interlocutor e sabendo como se comunicar mais eficientemente com ele.

Portanto, para saber se expressar é importante saber ouvir. Afinal, sempre que uma pessoa escuta a outra, um processo criativo está acontecendo dentro de sua mente. Dessa forma, o ouvinte reconstrói mentalmente a experiência de quem está contando a história. Assim, quanto mais facetas ou dimensões você escuta, mais da sua experiência você fica apto a compartilhar.

 

  • Desenvolva sua inteligência emocional

 

Pode acontecer de você estar em um momento de estresse ou tristeza e acabar transmitindo isso ao falar com seus colegas de trabalho. Saiba que o trabalho não tem nenhuma relação com seus problemas pessoais. Entenda que isso não quer dizer que você precisa funcionar como uma máquina e esquecer de seus problemas. Não, você dificilmente vai conseguir esquecer o que está sentindo.

O ponto-chave é saber o que você está sentindo, levar esse sentimento a um plano consciente e tomar cuidado ao se expressar. O segredo para se expressar melhor é diagnosticar com precisão as emoções que você está sentindo. Comece desenvolvendo sua inteligência emocional (nossa capacidade de lidar com nossas emoções, mesmo diante de pressões externas, gerenciando-as de modo positivo).

Isso é tão difícil como desenvolver qualquer outro sentido. Mas, você verá imediatamente a recompensa quando você for capaz de se expressar de forma clara e de maneiras que muitos vão ver como respeitosa e prática.

Como fazer isso? Desenvolva uma honestidade emocional. Primeiro, a abordagem reativa: basta perguntar para você mesmo em todos os momentos que você quiser dizer algo: “O que estou sentindo agora?” Então, se pergunte se “é isso realmente o que estou sentindo no momento ou existe alguma outra coisa?”.

Lembre-se de que você pode ser extremamente honesto consigo mesmo dentro de sua própria cabeça. Então vá em frente e explore. Depois de entender, o próximo passo é verbalizá-lo. Pergunte-se “qual é o meu objetivo em verbalizar isso? Quais palavras podem me ajudar mais a alcançar esse objetivo?”.

Ao longo do tempo, você vai estar treinado e esse processo acontecerá de forma automática e rápida. Outra sugestão é expandir seu vocabulário emocional. Saiba qual é a diferença entre frustração e raiva. Ansiedade e arrependimento. Dessa forma, além de saber o significado em sua cabeça, você vai transmitir melhor as suas ideias e comunicará sua mensagem de forma clara, efetiva e empática, engajando sua equipe.

E então, gostou das nossas dicas para ajudá-lo a se comunicar melhor com a equipe e expressar bem suas ideias? Você tem algum conselho adicional ou exemplo para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

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