Perfil de liderança: conheça 5 exemplos e descubra o seu

Perfil de liderança: conheça 5 exemplos e descubra o seu

 

Perfil de liderança: conheça 5 exemplos e descubra o seu

 

Durante algum tempo, o ambiente corporativo não percebeu como gestores com um bom perfil de liderança poderiam ser estratégicos para o negócio. Com o passar dos anos, o avanço tecnológico, o aumento da concorrência e de ofertas de cursos para qualificação profissional, além do maior e acesso à informação, passou-se a compreender melhor essa questão e a valorizar os profissionais com habilidades técnicas e comportamentais para assumirem cargos de gestão e liderança nas empresas.

A seguir, saiba mais sobre o que é considerado como ser um bom líder e descubra qual é o seu perfil de liderança. Acompanhe.

Perfil de liderança pode ser responsável pelo sucesso de uma organização

O líder está diretamente conectado com planejamento, organização e controle, que são realizados por pessoas. Sem o devido estímulo, direção e influência sobre os colaboradores envolvidos, esses processos ficam prejudicados, podendo gerar o fracasso dos objetivos de uma organização. Podemos compreender o papel do líder com uma metáfora: ele é o maestro que dá tom e harmoniza a cadeia de sons dos diversos instrumentos musicais de uma orquestra.

A liderança, portanto, exerce um papel fundamental em todas as instâncias hierárquicas da organização por ser responsável em orientar e influenciar as pessoas para que, por incentivos, motivação e recompensas, se comprometam com os objetivos da empresa e realizem as ações necessárias para o cumprimento desses objetivos.

Além de chefes: mas o que é ser líder e ainda um “bom” líder?

O conselheiro de quatro presidentes americanos, Warren Bennis afirmou certa vez que “liderança é a capacidade de transformar visão em realidade”. Liderar é muito mais do que ter o poder para mandar ou tomar decisões.

O perfil de liderança atual exerce o papel de incentivar, inspirar e motivar os funcionários para que se tornem, naturalmente, engajados e comprometidos com a concretização das metas. O líder é uma referência positiva para os seus liderados, evitando improdutividade, insatisfação e alta rotatividade. Um líder identifica talentos e potencializa-os em favor de seus funcionários, dele e da empresa, gerando crescimento, desenvolvimento, inovação e melhores resultados.

Com acesso à informação, cursos variados e ao mercado de trabalho, os colaboradores e as empresas não querem apenas chefes, mas lideranças, ou seja, mentores que potencializem seus crescimentos. Por isso, a exigência por líderes preparados para tomarem a frente na condução dos processos também cresceu.

  • Competências de um líder

Quem busca ser mais do que um chefe, tornar-se um bom líder, deve identificar e desenvolver habilidades que, caso não forem inatas, podem ser trabalhadas pelo estudo do autoconhecimento por meio de livros, em cursos de qualificação e na própria prática laboral. Algumas das habilidades que podem ajudar a desenvolver seu perfil de liderança são:

  • Inteligência emocional.
  • Saber identificar e estimular os talentos.
  • Capacidade de negociação e abertura para diálogo.
  • Dar feedbacks assertivos e saber recebê-los bem.
  • Autoconhecimento, proatividade e automotivação.
  • Capacidade de criar um clima positivo.
  • Boa gestão do tempo e das demandas importantes e prioritárias.
  • Capacidade de desenvolver e integrar pessoas.
  • Interesse em compartilhar seus conhecimentos e suas experiências.
  • Saber lidar com os desafios e momentos de crise.
  • Capacidade de inspirar, motivar e engajar pessoas.
  • Comunicação assertiva e bom relacionamento interpessoal.

5 exemplos de perfis de liderança: identifique o seu

Há diversos perfis diferentes de lideranças. Identificar o seu e verificar se condiz com aquilo que você, sua equipe e a empresa consideram um bom líder é fundamental.

  • 1. Democrático

É o orientador do grupo, trabalha bem em equipe. Tem capacidade de uma administração participativa e partilha as decisões, sempre apoiando o trabalho em conjunto. Todo o time participa da tomada de decisão.

  • 2. Dirigente

Enxerga resultados no longo prazo e conduz a equipe para obtê-los. Dá liberdade para os funcionários definirem suas atividades para cumprir a meta. É mais eficaz em situações nas quais o grupo demande justiça de tratamento. Sabe dar direcionamentos claros, raramente deixa dúvidas no ar, influencia pessoas e sabe motivar, além de monitorar adequadamente o desempenho da equipe.

  • 3. Especialista

Esse perfil de liderança é um verdadeiro expert na área. Seu conhecimento servirá para ajudar a equipe. Ele auxilia os demais colaboradores em questões relativas à execução das tarefas, mas pode peca ao lidar mais proximamente com os funcionários. Por isso, é importante trabalhar a habilidade de estabelecer boas relações interpessoais.

  • 4. Afetivo

Esse perfil de liderança coloca as pessoas em primeiro lugar. Prioriza as pessoas e as tarefas ficam em segundo plano. Entre suas vantagens, promove interação entre os colegas de trabalho; evita confrontos e está sempre disposto a dar feedback positivo. Seu estilo é mais eficaz quando a moral e a motivação dos funcionários estão abaladas. Uma das desvantagens desse perfil de liderança é poder perder o rumo das metas, por aceitar produtividade mediana.

  • 5. Treinador

O líder treinador, também chamado de líder coach, utiliza princípios e técnicas de Coaching. Sabe motivar, tem suas metas claras e definidas. Ele também conhece os pontos fortes e fracos dos colaboradores. Seu principal objetivo é estimular novas habilidades e competências. Uma das suas desvantagens é a falta de crença no diálogo, sendo seu foco o treinamento de pessoas.

E então, com qual perfil de liderança você se identificou? Que tal trabalhar o seu autoconhecimento, desenvolver novas habilidade e dar um impulso na sua carreira como líder? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco!

Deixe uma resposta