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Quais são os benefícios da comunicação interna nas organizações?

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Quais são os benefícios da comunicação interna nas organizações?

 

Quais são os benefícios da comunicação interna nas organizações?

 

Você sabia que as empresas com os melhores resultados financeiros utilizam a comunicação interna como uma das estratégias para o sucesso? Isso é o que explica um estudo realizado pela Tower Watson com mais de 300 empresas ao redor do mundo.

Em linhas gerais, podemos dizer que comunicação interna é a troca de informações entre a empresa e seus colaboradores. Se realizada corretamente, uma boa estratégia de comunicação é capaz de aumentar a produtividade, a qualidade da produção e a segurança dos funcionários, além de alinhá-los às metas organizacionais do frigorífico.

O objetivo da comunicação interna é simples: manter o colaborador informado sobre todas as ações e estratégias da empresa, além de conteúdos que possam ser relevantes para o seu dia a dia de trabalho. Por outro lado, para que a comunicação interna seja um sucesso, é necessário que a empresa esteja sempre pronta para ouvir os colaboradores e envolvê-los em suas atividades.

Conheça, a seguir, cinco benefícios que seu frigorífico pode garantir ao iniciar um trabalho sistematizado de comunicação interna.

 

  • 1. Melhora o clima organizacional

Partindo do pensamento que, geralmente, se passa mais horas no local de trabalho do que em casa, nada mais justo de que esse tempo no ambiente corporativo seja agradável, produtivo e respeitoso.

A comunicação interna atua no desenvolvimento de relações interpessoais de qualidade e no espírito de cooperação, o que contribui para um bom clima organizacional.

 

  • 2. Aumenta a produtividade

Um funcionário motivado tem muito mais possibilidades e vontade de contribuir com o trabalho e as metas da empresa, se comparado a um colega desinteressado.

Assim, uma boa estratégia de comunicação interna oferece a facilidade de fazer com que os colaboradores entendam qual é o seu real papel dentro da empresa e o quanto o seu trabalho influencia nos resultados. Tendo essa visão e compreendendo o seu papel estratégico, a tendência é de que ele seja ainda mais produtivo.

 

  • 3. Diminui a rotatividade de funcionários

Quando a empresa valoriza o funcionário e ele está feliz e motivado dentro da organização, a troca de emprego é menos frequente.

Um maior tempo de permanência dos colaboradores permite elaborar melhores estratégias produtivas e mais entrosamento da equipe, além de manter um time de alta performance e reduzir custos com novos processos seletivos e treinamentos.

 

  • 4. Melhor integração de novos funcionários

As empresas que promovem a comunicação interna costumam receber melhor os novos colaboradores. Isso acontece pois assim que eles entram na organização, já sabem da história, das políticas e das expectativas da empresa.

Essa aproximação e esse alinhamento permitem que o novo funcionário se sinta mais à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se integrar mais rapidamente à equipe.

 

  • 5. Acaba com os boatos organizacionais

Rumores e boatos são considerados comuns no ambiente de trabalho, mas podem ser bastante nocivos para a produtividade e acabar com qualquer clima organizacional.

Por isso, a comunicação interna deve ser como um jogo aberto, sem rodeios e verdadeira. Só assim, será possível acabar com especulações e preocupações desnecessárias e garantir um clima organizacional saudável e produtivo em seu frigorífico. 

 

  • 6. Promove a troca de informação

Uma boa comunicação interna depende diretamente do envolvimento dos colaboradores. O feedback do líder, a interação da equipe, a troca de experiência entre os funcionários… Toda troca de informação pode contribuir para o sucesso da empresa e dos próprios colaboradores.

 

  • 7. Agilidade na divulgação de comunicados importantes

É fundamental ter bons meios e ferramentas de comunicação dentro da corporação, só assim você atingirá de modo ágil e uniforme todas as unidades e colaboradores, independentemente do local de trabalho e do nível hierárquico. Eventos, novas vagas, campanhas e tudo o que os funcionários precisam saber podem ser divulgados nesses canais oficiais de comunicação da empresa.

 

  • 8. Minimiza efeitos de crise

Quando seus funcionários são bem informados e encontram um canal para se expressarem sem represálias com seus líderes, os efeitos nocivos de uma crise na produtividade são minimizados. Assim, rumores e inseguranças não desestabilizarão sua equipe, que saberá exatamente qual é a situação da empresa perante as incertezas do mercado.

Colocar esse conceito em prática não é algo tão difícil quanto parece. Entenda o seu negócio e sua equipe, comece a criar estratégias e canais de comunicação interna e garanta esses e muitos outros benefícios que serão refletidos de dentro para fora da sua empresa.

Sua empresa já possui canais oficiais e práticas consistentes de comunicação interna? Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

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