Sobre a Afrig

A Afrig – Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal – atua desde 1978 com a missão de desenvolver econômica e tecnicamente os interesses e objetivos do setor. Em permanente contato com as autoridades governamentais, legislativas e judiciárias a AFRIG obtém informações sobre as inovações e alterações nas condutas e nas legislações específicas do setor frigorífico e colabora com o desenvolvimento do segmento.

Há quase 40 anos fomentamos a criação, abate, armazenamento e logística de forma inteligente e sustentável. Nosso trabalho envolve a consultoria e suporte técnico através de informações que visam a melhoria continua de nossos associados, oferecendo orientações técnicas que vão de estudos genéticos para melhoria de rebanho até apoio jurídico.

Além disso a AFRIG mobiliza-se pelo seu associado e suporta seus interesses através de intensa articulação política em todas as frentes que impactam no segmento frigorífico, seja ela política, legal ou tributária, com respaldo do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.

A AFRIG atua ainda como um centro informações de alta relevância acerca do setor agropecuário com dados de mercado e informações para melhores práticas que colaboram para o desenvolvimento dos nossos associados visando gerar um produto de qualidade, de alta rentabilidade e sustentável.

Missão

Defender os interesses dos frigoríficos por meio de articulação política. Aprimorar as técnicas de criação, abate, armazenamento e logística. Fomentar um modelo de negócio inteligente e sustentável em toda cadeia de produção. Oferecer informações que proporcionem um franco desenvolvimento dos associados e do setor.

Visão

Ser a principal fonte de informação e suporte técnico e jurídico aos produtores e frigoríficos.

Carta de Valores

  • Transparência;
  • Sustentabilidade;
  • Responsabilidade;
  • Ética;
  • Respeito ao associado.

Benefícios

  • Informações e boletins do mercado agropecuário;
  • Consultoria jurídica, tributária, trabalhista, previdenciária e ambiental;
  • Reuniões periódicas na busca de soluções para as demandas da categoria;
  • Realização de treinamentos de acordo com a necessidade do setor frigorífico.

Benefícios conquistados

  • Através de um grande esforço da Afrig, hoje, o ICMS em Minas Gerais que incide sobre bovino e suíno e seus derivados resultantes do abate é: 0,1% nas operações internas e nas interestaduais.
  • Graças a determinação de seus diretores, liderados pelo presidente Sílvio Silveira, a Afrig obteve uma importante vitória no Tribunal Regional Federal da Primeira Região que julgou procedente um mandado de segurança coletivo isentando os associados da região de Poços de Caldas de pagar o Funrural. Também já estão isentos de pagar o Funrural os associados das regiões de Belo Horizonte, Uberlândia e Divinópolis. Breve, todos os associados da Afrig estarão isentos de pagar a referida contribuição.