goddess amadahy breaks her stripper lance hart pegging ballbusting scissor. click here to investigate youjizz

Empresas familiares e produtividade: como vencer esse desafio?

http://anybunnytv.com/

Empresas familiares e produtividade: como vencer esse desafio?

Empresas familiares e produtividade: como vencer esse desafio?

As empresas familiares representam cerca de 80% das companhias existentes no Brasil. Apesar de se assemelharem em diversos pontos com outras modalidades organizacionais, elas possuem suas peculiaridades, como, por exemplo, o desafio de manter a produtividade em meio aos conflitos de interesses entre os familiares.

Quando um grupo de pessoas que possuem o mesmo sangue trabalha no mesmo ambiente, é comum que o processo decisório e as negociações se tornem mais difíceis. A gestão desse tipo de negócio costuma ser cautelosa devido às disputas que ocorrem entre os parentes visando à sucessão.

Nesses ambientes, muitas vezes, os herdeiros sequer possuem capacidade técnica para assumir determinadas funções, causando um verdadeiro desconforto entre os demais colaboradores.

São muitos os desafios enfrentados na gestão das empresas familiares. Para que a produtividade cresça, é fundamental que, no ambiente organizacional, os laços de sangue não sejam mais importantes do que os resultados.

Pensando em tudo isso, no artigo de hoje, apresentaremos dicas de como superar alguns desafios comuns nesse tipo de organização. Confira a seguir.

O que caracteriza uma empresa familiar?

As empresas familiares são aquelas que nascem e se desenvolvem sob o domínio de uma mesma família. A administração desse tipo de negócio pode ser conduzida com ou sem a ajuda de administradores profissionais.

Por mais que existam diferentes entendimentos a respeito dessa modalidade de estabelecimento, o patrimônio e o elemento família são denominadores comuns entre eles.

É comum que vários membros da família façam parte do corpo de funcionários e gestores, seja por questão de confiança ou por apoio familiar.

Assim, as empresas familiares são caracterizadas pelo fato de que o controle majoritário (patrimônio, gestão ou propriedade) é de uma mesma família.

A produtividade como desafio das empresas familiares

Geralmente, a história das empresas familiares começa com um pequeno negócio, fruto do sonho de um casal de empreendedores. O tempo passa e os filhos crescem acompanhando o esforço e a dedicação dos pais para vencer as dificuldades financeiras e prosperar.

À medida que os negócios ganham força, os filhos vão sendo inseridos na empresa. Logo, é preciso aumentar a quantidade de colaboradores, e sobrinhos, irmãos, tios e demais pessoas que carregam o sobrenome da família são convocadas.

A cultura desse tipo de empreendimento costuma apresentar muitos vícios, como privilégios, centralização, dificuldades na delegação de tarefas e conflitos entre gerações. Essas práticas podem resultar na perda de talentos, de mercado, de dinheiro e, inclusive, levar ao fechamento do estabelecimento.

Além disso, a falta de inovação e de desenvolvimento – que muitas vezes são deixados de lado para valorizar a estabilidade e a sucessão familiar – pode comprometer a produtividade do negócio.

Como vencer de vez o desafio de elevar a produtividade das empresas familiares?

A seguir, vamos apresentar algumas dicas de ações que ajudarão a vencer os desafios da gestão das empresas familiares e a manter os índices de produtividade.

Estabeleça um conjunto de regras que seja seguido por todos

Para que os laços de sangue não falem mais alto, é fundamental que todos sejam orientados por um único conjunto de regras. Elabore-as considerando diversas possibilidades, situações e condições para garantir que haja respaldo para decisões que precisem ser tomadas.

Invista na cultura organizacional

A cultura organizacional é essencial em qualquer tipo de negócio. Ela ajuda a disseminar os valores, princípios e condutas da empresa que nortearão as atitudes de todos.

Adote a meritocracia

Um dos problemas que mais afetam a produtividade nas empresas familiares é o fato de que os familiares costumam receber méritos e vantagens que não foram necessariamente conquistados. Muitas vezes, o filho de um dos fundadores recebe um cargo sem possuir as competências para tal, em detrimento de um colaborador com amplos conhecimentos e habilidades na área.

Exija a profissionalização da família

Uma das prioridades das empresas familiares deve ser a profissionalização dos membros da família, para que eles sejam capazes de gerir ou conduzir o negócio com assertividade.

Não tenha medo de inovar

A inovação caminha de mãos dadas com a produtividade. A inovação costuma gerar um impasse nas empresas familiares, afinal, “se deu certo no passado, é melhor continuar fazendo assim” ou “em time que está ganhando, não se mexe”.

Lembre-se: processos, pessoas, produtos e serviços estão sempre em evolução e não podem ficar parados no tempo.

Resolva conflitos

Todas as famílias possuem problemas, não é mesmo? Nas empresas familiares, os conflitos, problemas emocionais e desentendimentos são comuns e podem afetar as operações e a produtividade da empresa.

Muitas vezes, a melhor maneira de resolver essas situações é por meio da contratação de uma consultoria especializada.

Para vencer os desafios das empresas familiares, é preciso que ocorra uma mudança na mentalidade dos fundadores. Nesse contexto, abandonar determinadas condutas e adotar estratégias que tornem a gestão mais profissional é a melhor forma de manter a produtividade e prosperar.

E então, como você encara os desafios na sua empresa familiar? Você tem alguma dica de como manter a produtividade nesse tipo de negócio? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais dicas e notícias do setor.​​​​​​​

Deixe uma resposta

malayalam